terça-feira, 2 de setembro de 2014


Kim Gordon é uma artista em potencial. Se destaca não só apenas na música, mas também em outras áreas como pintura e moda. Começou sua carreira musical em 1981, na banda Sonic Youth e teve bastante destaque, porque além de ser vocalista, também tocava guitarra e baixo. Esse último instrumento que a tornou mais famosa.

Sua carreira começou logo que se formou no ensino médio. Gordon se mudou para Nova York, onde tocou na banda CMK, com Christine Hahn e Stanton Miranda. Através de Miranda, Gordon conheceu Lee Ranaldo e Thurston Moore. Ela e Thurston começaram a namorarar, e juntos de Lee Ranaldo, montaram o Sonic Youth em 1981.

Além da Sonic Youth, Gordon participou de outros projetos musicais, como Free Kitten, com Julia Cafritiz (da banda Pussy Galore). Na década de 90 tornou-se produtora e teve como primeiro trabalho o álbum da banda Hole, Pretty on the Inside (1991).

Gordon também é um artista visual e curadora estabelecida. Seu trabalho tem sido exibido em todos os EUA, Japão e Europa. Ela se formou na Faculdade Otis of Art & Design, em Los Angeles. No início de 1980, Gordon escreveu para Artforum e trabalhou para várias galerias de arte Soho. Ela foi curadora de uma exposição na galeria White Columns em 1982, em que Mike Kelley e Tony Oursler estavam entre os participantes. Dan Graham a convidou para participar de uma apresentação de uma banda de rock feminina, que marcou o início de sua primeira banda CKM. Em 1996, Gordon participou de uma exposição chamada Baby Generation, em Tóquio.

A polivalente Kim Gordon também foi atriz. Participou de Last Days, uma biografia fictícia sobre Kurt Cobain que foi seu amigo. Kim Ela teve uma pequena participação em Boarding Gate, de 2007. Na sexta temporada de Gilmore Girls, Gordon fez uma participação especial junto com seu marido e a filha, Coco, e tocou a música "What a Waste". Gordon e os outros membros do Sonic Youth também apareceram em Gossip Girl, onde tocaram uma versão acústica da música "Starpower".

Kim Gordon e Thurston Moore se casaram em 1984 e dez anos depois, tiveram uma filha, Coco Hayley Gordon Moore, que nasceu em 1 de julho de 1994. Após viverem 30 anos casados, se separaram, no ano de 2011, depois que Gordon descobriu que seu marido estava tendo um caso extraconjugal. Atualmente Kim Gordon reside em Massachusetts e sua filha, desde 2013 estuda na Escola do Instituto de Arte de Chicago.



Rock and Roll Hall of Fame 2014


Na apresentação de reunião Nirvana, no Rock and Roll Hall of Fame, Kim teve uma participação especial, cantando a música "Aneurysm".

Seguidores