quarta-feira, 3 de julho de 2013

Estou de volta, depois de um breve recesso forçado para resolver algumas pendências pessoais e retorno à Comissão do Rock com um tema polêmico, como não podia deixar de ser. 

No Coincidências Musicais deste post, teremos uma boyband muito famosa, que inclusive já foi citada aqui por plagiar a música Should I Stay Or Should I Go da banda punk The Clash. São os garotos do One Direction, que pelo visto continuaram seguindo na mesma direção no caminho das cópias musicais e compuseram várias músicas parecidas com grandes clássicos do rock.


Ingleses atravessando a rua? Isso parece ser muito original!

Nesse primeiro vídeo temos a "suposta" sensação de que o grupo teen copiou a introdução da famosa We Will Rock You, do Queen. Freddie Mercury deve estar se revirando, seja lá onde estiver. Até o título da música é parecido: What Make You...
  

Além desse caso, o pessoal do One Direction não contava que iriam receber um processo da cantora Whigfield, que fez sucesso nos anos 90. Também por plágio. A cantora dinamarquesa encontrou algumas semelhanças na música Stole My Heart, a qual julgou ser parecida com sua canção, de nome Think Of You.


Internautas também suspeitam de que o One Direction pode ter copiado músicas de outros artistas. Nos vídeos abaixo temos montagens que supostamente apontam semelhanças entre uma música do rapper Taio Cruz e a canção Stole My Heart, a mesma que foi o objeto do processo de Whigfield


Nem o filme Grease escapou. A famosa trilha Summer Night foi adicionada junto da música What Make You, que é aquela mesma que tinha a introdução parecida com We Will Rock You.


Em uma entrevista à rede BBC de televisão, Louis Tomlinson respondeu às acusações de plágio que seu grupo tem sofrido. Em suas palavras, deu a entender que os plágios seriam inevitáveis.
Eu suponho que deve ser muito difícil de fazer um riff único agora, porque tem tantas canções gravadas no mundo. Com certeza existe uma quantidade limitadas de riffs que você consegue tocar.
Harry Styles, outro membro do One Direction, assumiu o plágio da música do The Clash: Foi meio que de propósito. É um grande riff, então ...


O apresentador Chacrinha, bem que dizia que " nada se cria, tudo se copia". E por causa disso ficou cada vez mais fácil fazer sucesso nos tempos atuais. É só utilizar essa fórmula do One Direction: pegue algumas músicas que fizeram sucesso em gerações anteriores, misture e assim surge um novo hit do pop.

É lamentável como a música segue uma involução, porque hoje em dia, o que todo mundo quer é ganhar dinheiro rápido. Não se tem mais aquela preocupação com a técnica, com o fato de dominar os instrumentos, criar canções reflexivas, fazer música de qualidade. Nessa sociedade de massa dos tempos recentes, cada vez mais a música vira negócio e vai perdendo aos poucos sua essência. Assim surgem essas formas hegemônicas de criar personagens; juntam-se uma meia dúzia de "rostinhos bonitos" com alguns riffs populares e surge um produto novo, direcionado a um público alvo distinto. Concordam comigo? Respondam nos comentários!


Seguidores