terça-feira, 5 de fevereiro de 2013



“Crianças que gostam de jogos de vídeo game violentos acabam se tornando assassinos, bandidos, psicopatas etc”

Você certamente já ouviu alguém falar alguma frase do tipo. Agora, tal conceito também pode estar relacionado à música que cada um ouve. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da instituição holandesa Erasmus MC University Medical Center. De acordo com os estudiosos, ouvir Justin Bieber e One Direction ajuda a transformar as pessoas em seres mais corretos. Parece brincadeira, mas não é.

Obviamente, abomino a música produzida por ambos, mas não foi por isso que surgiu a crítica. Meu ponto de vista observou o seguinte: é mais uma pesquisa reunindo poucas pessoas e, por isso, não me parece nada confiável.

Li a notícia no site da revista Billboard brasileira. Ela afirma que “a pesquisa foi realizada com 300 jovens, entre 12 e 16 anos, e ainda aponta músicos mais tradicionais como Beethoven na lista de 'boas influências'. O estudo ainda diz que adolescentes que escutam canções menos convencionais — como o punk do Sex Pistols ou hip hop — são mais propensos a virar 'delinquentes' no futuro.

— A música é o que separa os jovens em geral dos que podem desenvolver mais facilmente maus comportamentos — diz a pesquisa. Além disso, o estudo sugere que o gosto musical de uma pessoa pode 'contaminar' os amigos.”

Ora, ora... Se um cidadão ouve uma música de protesto, tem tendências a virar delinquente e, se ouve músicas mais “melosas”, elas o tornarão uma pessoa melhor, “mais correta”? Sendo assim, uma pessoa se comporta de acordo com seus gostos e preferências, não ao contrário, que seria o gosto proveniente daquilo que ela faz, vive e acredita, enfim, de seu comportamento.


Foram ouvidas 300 adolescentes. Porém, esqueceram de incluir as jovens que rasparam a cabeça por causa de uma falsa notícia, que afirmava que Justin Bieber estava com câncer, e quiseram se “igualar” ao ídolo. Da mesma forma, esqueceram das adolescentes que se mutilaram, pois queriam que ele parasse de fumar maconha. Seriam tais atitudes de pessoas corretas? E se parássemos para analisar essas atitudes e outras parecidas? O ponto mais fraco da pesquisa foi a quantidade de pessoas, 300 é um número muito baixo, se for levar em consideração a quantidade de fãs que ambos tem mundo afora.

Interpreto tal afirmação como generalista e preconceituosa. Infelizmente, o que ainda fala mais alto na sociedade atual são as aparências e esteriótipos. Existem casos e mais casos. Nem todos que ouvem Justin Bieber e 1D são burros, idiotas ou afins, da mesma forma que nem todos que ouvem rock são drogados, assim como nem todo funkeiro é bandido, e por aí vai.  

Não é a música que entra pelos ouvidos de um ser humano que o torna melhor ou pior.

6 comentários:

  1. "Nem todos que ouvem Justin Bieber e 1D são burros, idiotas ou afins, da mesma forma que nem todos que ouvem rock são drogados, assim como nem todo funkeiro é bandido, e por aí vai".

    Análise perfeita. Nem preciso falar mais nada...

    ResponderExcluir
  2. É a famosa Teoria da Bala Mágica ou Agulha Hipodérmica que nós, estudantes de Jornalismo aprendemos na faculdade. A professora Ariane precisa ensinar isso para os pesquisadores holandeses uahsuaa

    ResponderExcluir
  3. Que ridículo, nem vou comentar as conclusões da pesquisa mas nossa 300 pesoas entre 12 e 16 anos? muito pouca gente realmente e numa idade múito influênciável pela mídia, (ta enho 16 mas mesmo assim.)

    ResponderExcluir
  4. Não existem idades em que a pessoa é mais ou então menos influenciados pela mídia. E também dizer que a influência da mídia é irrestrita é um grande engano, pois temos que considerar que as pessoas tem a capacidade de filtrar informações, de apreender aquilo que for do interesse dela.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... Uma pessoa de 40 anos também pode ser influenciada pela mídia, isso não é apenas restrito à adolescentes. E tudo depende de quem está recebendo a informação, cada um interpreta da forma que quer e absorve de uma forma diferente, uns são passivos, outros não, independente da idade.

    ResponderExcluir
  6. O povo brasileiro é muito influenciado sim, mas nessa idade (12 e 16), é aonde se há mais influenciabilidade, já que os adolescentes querem descobrir sua personalidade e seu lugar no mundo, mas infelizmente, acabam apenas sendo influenciados e virando seres não pensantes, muito facilmente de se manipular msm quando estiverem mais velhos, virando assim um efeito dominó.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores