quarta-feira, 20 de junho de 2012


Antigamente, para uma banda se lançar na mídia, ela precisava ter uma gravadora, tinha que esperar a música tocar na rádio, tinha que ficar ligando para pedir para a música tocar várias vezes... dessa forma se os ouvintes gostassem, podiam comprar os CD's da banda nas lojas de disco, que hoje estão quase em extinção.

Atualmente, por mais que ainda existam bandas que se utilizam das gravadoras para criar seus álbuns, o contato com o público é diferente, graças as novas tecnologias. Hoje uma banda tem mais chances de conseguir fãs com mais facilidade. É só colocar os vídeos no You Tube, compartilhá-los nas redes sociais, criar um blog etc. Mas aí vocês me perguntam: - Até aí tudo bem, mas como que a banda faz para conseguir dinheiro para fazer seus CD's? O processo de gravação não é muito caro?

Sim, se você clicar neste link você vai ter uma noção de mais ou menos quanto um músico precisa pagar para gravar. Agora a banda pode utilizar outras alternativas, como a dos downloads pagos, porém, como o sonho de toda a banda ainda é ter seu próprio álbum, tem uma outra opção que é a do Crowdfunding.


O que é crowdfunding?

Croudfunding que em português significa financiamento coletivo, é uma alternativa que tem sendo muito utilizada na atualidade, principalmente no mundo da música. Existem vários sites próprios para essa ação, inclusive alguns brasileiros como o Embolacha, o Queremos, entre outros. Geralmente o crowdfunding funciona da seguinte maneira: a banda divulga quanto quer arrecadar para gravar seu CD e o internauta que quiser participar pode doar uma quantia em dinheiro para ajudar. O mesmo vale para os shows que o grupo planeja fazer. O internauta dá a sua colaboração e ganha o ingresso para assistir a apresentação. Vale lembrar que, se você é músico e está interessado em fazer um crowdfunding, é preciso se preparar dierito para seu projeto dar certo. Clique no banner do site Crowdfunding Brasil e saiba, nesse post, o que você precisa fazer para que a sua iniciativa não falhe.

O site Crowfunding Brasil  é especialmente dedicado
ao financiamento colaborativo

Casos de crowdfunding no Brasil: 

- A Banda Mais Bonita da Cidade arrecadou R$5.396 para incluir a música Oração em seu CD. 135% do esperado
- A banda Autoramas conseguiu R$ 14.562,03 para financiar o seu sexto álbum, o Música Crocante.
- Sem nenhum patrocinador par abancar a realização do festival Móveis Coloniais de Acaju Convida, a banda brasiliense conseguiu arrecadar com o público os 30 mil reais necessários para a realização do evento

Outra modalidade similar ao crowdfunding é o crowdsourcing, um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet, segundo sua definição. O croudsorcing tem possibilitado vários projetos criativos, já que vários artistas tem solicitado a colaboração do público para compor músicas e videoclipes.



A banda Móveis Coloniais de Acaju, por exemplo, utilizou no clipe Vejo em teu olhar, várias fotos de fãs, pelo aplicativo Instagram. Através da hashtag #instamoveis o grupo propôs várias missões para o público, que consistiam em tirar fotos sorrindo, com poses diferentes, fotos de paisagens etc. O interessante é que as pessoas não sabiam o motivo pelo qual estavam participando e só quando o clipe foi feito é que o mistério foi desvendado. No site do #instamoveis estão todas as missões que foram propostas para os internautas.


Ficou curioso para ver o clipe? Veja abaixo:



Seguidores